PROJETO PEQUENO CIDADÃO “
ESCOLA PROMOTORA DE BONS HÁBITOS E BOAS MANEIRAS”
Profª Responsável: Sandra
Regina Teixeira
“O APRENDIZADO DE VALORES: BASE PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.”
DURAÇÃO: DURANTE TODO O PRESENTE ANO LETIVO
Sentimos a
necessidade de abordar com nossos alunos valores como: colaboração,
convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do
meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor
qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade.
Conscientizar toda a comunidade
escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o
aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando
continuidade na vida escolar até a fase adulta, para juntos construirmos um mundo mais justo e fraterno
na transformação de uma sociedade em processo de reeducação.
OBJETIVOS:
Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas;
Perceber hábitos importantes da
vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa agradável com os outros;
Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atenta a tudo que a cerca;
Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atenta a tudo que a cerca;
Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a
pensar sobre o que significa ser honesta;
Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência,
fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
Levar a criança a perceber que
em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa
responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;
Levar a criança a compreender o que significa compartilhar as coisas, de
forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generosa;
Expressar desejos, desagrados,
necessidades, preferências, vontades e opinar nas decisões coletivas da escola,
tais como: escolha de brinquedos, passeios e ou atividades:
Respeito e valorização de seu
grupo de amigos, família e de outros grupos;
Valorização do diálogo como
forma de lidar com os conflitos;
Despertar na criança o gosto
pela colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo
responsabilidade;
Incentivar a criança a aceitar
o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável;
Levar a criança a perceber que
as normas devem ser respeitadas por causa de uma finalidade, isto é, por aquilo
que as motiva;
Levar a criança a perceber a
importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para
consigo mesma e com os outros;
Levar a criança a perceber que
a mentira pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do
motivo, da consequência;
Levar a criança a perceber que
as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e
respeitoso para todos;
Levar a criança a trabalhar e
brincar junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos
que convivem num mesmo ambiente;
Levar a criança a perceber que
prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e
também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança;
Transformar a criança em um
agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com
os alunos;
Conscientizar as crianças
quanto a limpeza de onde mora, escola e da comunidade: casa arejada e limpa;
Despertar na criança atitudes simples de conservação dos ambientes
públicos: não jogar papel na calçada; não derrubar latas de lixos de casas; não
pichar muros; não quebrar vidros; não destruir os objetos da escola e nem mesmo
ela; não rabiscar ou colocar os pés na parede; banheiros limpos e seu uso
corretamente;
Conscientizar a criança para a
educação no trânsito: cuidado ao atravessar a rua e a impaciência da espera dos
transportes escolares em frente à escola, não sabendo esperar a sua vez na
entrada dos ônibus escolares e a melhora no comportamento quando estão fazendo
uso desses transportes;
Aprimorar valores e atitudes,
capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu
cotidiano;
Desenvolver a habilidade de
realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento
de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados
levantados, apresentação do produto final);
Ampliar os conteúdos
conceituais, bem como os de procedimentos e de atitudes;
Elevar a auto-estima dos alunos, colaborando para que se torne um
cidadão atuante;
Instrumentalizar as
crianças para que esse possam atuar como
um cidadãos conscientes no trânsito.
Subsidiar e ampliar os
conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em
que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de
cada um.
CONTEÚDO:
· Atividades orais e escritas;
· Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
· Brincadeiras;
· Músicas;
· Pinturas, Dobraduras e Recortes;
· Materiais recicláveis (sucatas);
· Histórias com fantoches;
· Massinha de modelar;
· Painéis
· Poemas;
· Relato de experiências vividas;
· Roda da conversa;
· Dramatizações;
· Pesquisas;
· Elaboração de textos espontâneos;
· Criação de histórias;
· Textos de diversos gêneros referentes a valores, boas maneiras,
cidadania, orientação no trânsito e preservação do meio ambiente;
· Reciclagem;
· Passeatas;
· Vídeos;
· Palestras;
· Teatro;
· Exposição de trabalhos;
· Confecção de cartazes.
MATERIAIS UTILIZADOS:
· Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom,
laminado);
· Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira;
· Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas);
· Tesoura com ponta arredondada;
· cola branca e colorida;
· lápis de cor;
· giz de cera;
· giz de lousa;
· régua;
· gliter de diversas cores;
· T.N.T.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
deverá realizar-se de maneira contínua, mediante observação; considerando o
processo e não apenas o produto.
Neste sentido,
espera-se que a criança se torne um agente transmissor e multiplicador dentro
de sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente
cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento
individual e social na solução de problemas.
A avaliação
também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos
durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da
expressividade.
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