Logo da escola

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quarta-feira, 27 de março de 2013

Pequeno Cidadão



PROJETO PEQUENO CIDADÃO “ ESCOLA PROMOTORA DE BONS HÁBITOS E BOAS MANEIRAS”
Profª Responsável: Sandra Regina Teixeira
  
“O APRENDIZADO DE VALORES: BASE PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.”

DURAÇÃO: DURANTE TODO O PRESENTE ANO LETIVO

     Sentimos a necessidade de abordar com  nossos alunos valores como: colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade.
Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta, para juntos  construirmos um mundo mais justo e fraterno na transformação de uma sociedade em processo de reeducação.

OBJETIVOS:
 Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas;
Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa agradável com os outros;
 Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atenta a tudo que a cerca;
 Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesta;
 Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
Levar a criança a perceber que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;
 Levar a criança a compreender o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generosa;
Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades e opinar nas decisões coletivas da escola, tais como: escolha de brinquedos, passeios e ou atividades:
Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos;
Despertar na criança o gosto pela colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade;
Incentivar a criança a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável;
Levar a criança a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de uma finalidade, isto é, por aquilo que as motiva;
Levar a criança a perceber a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesma e com os outros;
Levar a criança a perceber que a mentira pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da consequência;
Levar a criança a perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
Levar a criança a trabalhar e brincar junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente;
Levar a criança a perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança;
Transformar a criança em um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com os alunos;
Conscientizar as crianças quanto a limpeza de onde mora, escola e da comunidade: casa arejada e limpa;
Despertar na criança atitudes simples de conservação dos ambientes públicos: não jogar papel na calçada; não derrubar latas de lixos de casas; não pichar muros; não quebrar vidros; não destruir os objetos da escola e nem mesmo ela; não rabiscar ou colocar os pés na parede; banheiros limpos e seu uso corretamente;
Conscientizar a criança para a educação no trânsito: cuidado ao atravessar a rua e a impaciência da espera dos transportes escolares em frente à escola, não sabendo esperar a sua vez na entrada dos ônibus escolares e a melhora no comportamento quando estão fazendo uso desses transportes;
Aprimorar valores e atitudes, capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu cotidiano;
Desenvolver a habilidade de realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados levantados, apresentação do produto final);
Ampliar os conteúdos conceituais, bem como os de procedimentos e de atitudes;
Elevar a auto-estima dos alunos, colaborando para que se torne um cidadão atuante;
Instrumentalizar as crianças  para que esse possam atuar como um cidadãos conscientes no trânsito.
Subsidiar e ampliar os conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de cada um.

CONTEÚDO:
·   Atividades orais e escritas;
·   Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
·   Brincadeiras;
·   Músicas;
·   Pinturas, Dobraduras e Recortes;
·   Materiais recicláveis (sucatas);
·   Histórias com fantoches;
·   Massinha de modelar;
·   Painéis
·   Poemas;
·   Relato de experiências vividas;
·   Roda da conversa;
·   Dramatizações;
·   Pesquisas;
·   Elaboração de textos espontâneos;
·   Criação de histórias;
·   Textos de diversos gêneros referentes a valores, boas maneiras, cidadania, orientação no trânsito e preservação do meio ambiente;
·   Reciclagem;
·   Passeatas;
·   Vídeos;
·   Palestras;
·   Teatro;
·   Exposição de trabalhos;
·   Confecção de cartazes.

MATERIAIS UTILIZADOS:
·   Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
·   Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira;
·   Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas);
·   Tesoura com ponta arredondada;
·   cola branca e colorida;
·   lápis de cor;
·   giz de cera;
·   giz de lousa;
·   régua;
·   gliter de diversas cores;
·   T.N.T.

AVALIAÇÃO:
     A avaliação deverá realizar-se de maneira contínua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
     Neste sentido, espera-se que a criança se torne um agente transmissor e multiplicador dentro de sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social na solução de problemas.
     A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.

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