Logo da escola

Logo da escola

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Trabalhando com instrumentos musicais

A professora Clea Tereza Lino Batista, professora do 5 B além de ministrar aulas na Educação Infantil possui formação musical, toca piano e participa de oficinas de Canto.
Dentro do Projeto “ Rede em rede”, desenvolvido pela Prefeitura do Município de São Paulo a professora participou de um curso de Iniciação Musical.
Unindo o teórico com a pratica docente iniciou um projeto com seus alunos sobre “ Som e seus parâmetros”, nos ambientes, nos objetos e no corpo.
Para isso a professora usou a escuta musical como chave deste processo.
O que é escuta musical ?
Para entender um pouco mais sobre o conceito de escuta musical dizemos que qualquer objetos do cotidiano, até mesmo sucata, podem produzir sons. Podemos chamar essa escuta musical de COTIDIÁFONOS.
Durante todo o curso, foram apresentadas atividades praticas para serem apresentadas às crianças, tendo como finalidade a observação e desenvolvimento da escuta.
Para isso, algumas atividades foram direcionadas à família, solicitando que prestassem atenção aos ruídos do ambiente e por meio de relatórios enviassem  para a escola as sensações que as crianças tiveram.
O mesmo foi feito no ambiente escolar, onde as crianças puderam perceber os diversos sons existentes tais como:  sons da natureza, sons dos  objetos,  sons das pessoas e sons tecnológicos.
 Para finalizar essa observação os alunos confeccionaram instrumentos COTIDIÁFONOS com materiais recicláveis que foram apresentados a todos os alunos da escola: Chocalhos, tambor, reco-reco, tambor , violão.
Após essa etapa do projeto os alunos fizeram a escuta de diversos ritmos e autores, desde o clássico, popular, rap, samba e registraram essas atividades por meio de desenhos e atividades corporais.

Um comentário:

  1. Meu filho Alexandre , havia visto uma apresentação de primavera,em outra escola, dias antes , com instrumentos assim, também, mas só podia olhar e ficou curioso, bem atento, mas quando ele fez o dele na escola , na saída, logo me mostrou tão contente, satisfeito, muito feliz. E continua em casa balançando o chocalho.
    Lindo trabalho, parabéns. Édlin

    ResponderExcluir