Logo da escola

Logo da escola

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Projeto Ciranda do Livro

PROJETO CIRANDA DO LIVRO

A TROCA
Para mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena
Os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo;
Em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada;
Inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá
Dentro pra brincar de morar em livro.


De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes).
Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.
Mas fui pegando intimidade com as palavras.
E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia lembrando;
De consertar o telhado ou de construir outras casas.
Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.

Todo o dia  a minha imaginação comia, comia e comia
E de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro:
Iglu, cabana, palácio, arranha-céu,
Era só escolher e pronto, o livro me dava.


Foi assim, que, devagarinho, me habituei com essa troca
Tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida;
Quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca:
Comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros,
E levantar a casa onde ela vai morar.

Lygia Bojunga Nunes


JUSTIFICATIVA:

            Dos diversos instrumentos utilizados pelo homem, o mais espetacular é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio, o telescópio são extensões de sua visão; o telefone é a extensão de sua voz. O livro, porém, é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.
            O livro lido é para eternizar a memória e para exercitar a imaginação.
            Cada vez que lemos um livro ele muda, afinal estão cheios de passado, de lembranças e de começos sem fim.

OBJETIVOS

            Estimular o hábito da leitura de forma lúdica;

            Inserir o hábito da leitura no âmbito familiar para que este se consolide trazendo experiências que visam unir, construir e formar leitores.

            Oferecer acesso ao acervo literário da escola dinamizando a transmissão do conhecimento, enriquecimento cultural e inclusão social;

            Incentivar o registro de situações significativas que envolvam a leitura como hábito que proporciona prazer familiar.


ETAPAS:

            Toda a semana uma ou duas crianças levarão livros para casa, como empréstimo, para a leitura com a família.

            Junto com o livro levará um boneco (inicialmente chamado “meu amigo livro” ou pode ter um nome decidido pela sala) que deverá acompanhar a leitura em casa. É um amigo da escola que irá junto com a criança e o livro. Neste boneco está acoplado um caderno (como uma mochila brinquedo) que servirá de registro para a família: como foi a leitura em casa? Também serão incentivadas a deixar marcas significativas tais como fotos, impressões, desenhos e depoimentos.

            Quando retornarem para a Escola, criança, livro e boneco, faremos rodas de conversa sobre como foi esta experiência e incentivando o reconto para a classe e professora.

Através das mãos de nossa artista Tânia Mara os novos amigos da EMEI nasceram.
Obrigada Tânia por nos ajudar a desenvolver o projeto.
Na EMEI Do Lar Sírio todos participam!!!!!





           Nestes cadernos, ficará registrado o final de semana de nossos amigos no lar dos alunos.


Apresentando o novo AMIGO para todos os alunos





Todos queriam abraçar o novo amigo
Depois das apresentações cada sala "batizou" o novo amigo:

5A Cebolinha

5B Pinguinho

6A Pedrinho



As certidões de nascimento!!!!!




Nas costas eles carregam o livro e o caderno para lerem com a família.
Que gostoso todos juntos apreciando uma boa leitura !!!!


Apresentação do projeto para toda a comunidade escolar



Todos receberão a visita do novo amigo em seus lares......

Antes de visitarem os lares de nossos alunos,professoras e coordenadora abriram os cadernos



 
                                                                                  




  
Sexta-feira chegou!!!!!!

É hora de levar livro e boneco para casa.Que delícia!!!!!!!!




As primeiras visitas nos deixaram bastante felizes com a recepção dos pais.
Obrigada a todos por nos ajudar neste projeto.



Todo começo de semana quando recebemos os bonecos com os relatos das famílias, ficamos emocionadas e nos dá vontade de postar todos mas infelizmente não é possível,assim postaremos alguns.
Um projeto MARAVILHOSO......















Nenhum comentário:

Postar um comentário